Serviços e Informações
Serviços
Comunicação

É realizada através da agenda escolar personalizada (adquirida na secretaria do Colégio).
O uso da agenda é obrigatório, sendo que deverá ser destinada a comunicação entre pais e colégio e vice versa (comunicados, bilhetes, autorizações). Todos os bilhetes deverão ser assinados pelos pais ou outro responsável pelo aluno dando ciência ao seu recebimento.


Funcionamento
Horário de início e término dos períodos:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Período da Manhã – Entrada: 8h – Saída: 12h
Período da Tarde — Entrada: 13h15 - Saída: 17h15

Período Integral - Entrada: 7h - Saida: 19h

ENSINO FUNDAMENTAL I

1º ano
Período da Manhã – Entrada: 8h – Saída : 12h
Período da Tarde - Entrada: 13h15 - Saída: 17h15

2º ao 5º ano
Período da Manhã – Entrada: 7h30 – Saída: 12h
Período da Tarde - Entrada:13h - Saída: 17h30

OBSERVAÇÃO: Há a possibilidades de horários flexíveis para a entrada e saída do aluno, pois o Colégio trabalha com período intermediário e integral. Para tanto o responsável pelo mesmo deverá comunicar a direção do Colégio.

Entrada: Os alunos serão recebidos diariamente no portão de entrada por um responsável (funcionário do Colégio), devidamente identificado, não permitindo a entrada de demais pessoas pelo mesmo portão.

Saída: No horário de saída do período escolar e/ou das atividades opcionais haverá um funcionário devidamente identificado que permitirá a saída dos alunos somente acompanhados dos pais, responsáveis ou condutores de transporte escolar autorizados na página de identificação contida na agenda escolar.
DEVERÃO SER EVITADOS TELEFONEMAS COM PEDIDO DE
LIBERAÇÃO DO ALUNO POR MEDIDA DE SEGURANÇA.

Frequência dos alunos:

Atrasos: O aluno do Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano terá uma tolerância de atraso no horário de entrada por no máximo duas vezes no mês, de até 10 minutos, sendo que na 3ª vez haverá advertência por escrito e a família sera convocada para esclarecimento á direção do colégio.

Lanche : Educação Infantil ao Ensino Fundamental solicitamos o uso de lancheiras de preferência térmicas, identificadas com o nome, turma e período.

O Colégio Saberes trabalha com a proposta de lanche saudável, sendo assim é proibido o envio de: chocolates, pirulitos, balas, chicletes, refrigerantes e salgadinhos industrializados. Exceto: Nos dias de estudos de meio e passeios onde é liberado.
OBS.: É proibido mascar chiclete no Colégio.

Intervalo para lanche: Os alunos do 2º ao 5º ano terão intervalo para o lanche de vinte minutos.
 - Os alunos do curso de Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental terão diariamente 30’ minutos de lanche.

Almoço: O Colégio oferece almoço, o cardápio será enviado mensalmente via agenda.

Festas de Aniversário no Colégio: A comemoração de aniversários no Colégio é restrita somente aos alunos e irmãos que estudam no mesmo período de aula. A participação é somente do grupo de alunos a qual o aluno freqüenta, sendo assim não é permitido festas para todos os alunos do Colégio.

Não poderá ser convidado alunos de outras salas, afim de não causar constrangimento e discriminação aos demais, (mesmo o aniversário sendo fora do colégio).
Caso a comemoração aconteça fora do Colégio, não poderá ser realizada em dia letivo e período de aula.

As famílias devem avisar previamente a secretaria e a professora via agenda, reservando a data e verificando se não haverá outro aniversário ou alguma atividade que impeça.
A secretaria enviará formulário de orientação com itens a serem enviados no dia da comemoração (festa), constando quantidade de alimentos enviados e outros detalhes.
Os convites deverão ser enviados, devidamente preenchidos com no mínimo 3 dias de antecedência.

Uso do celular, aparelhos eletrônicos (mp3, Ipod, vídeo games portáteis...) e boné:
O boné será permitido no colégio desde que não seja feito o mau uso deste acessório.
Não é permitido o uso do celular no Colégio. O aluno que o trouxer deverá desligá-lo e guardá-lo em seu material. O aluno que utilizar o celular durante o período de aula receberá advertência por escrito.
Não será permitido o uso de aparelhos eletrônicos no Colégio.


Uniforme
É de uso diário e obrigatório, a partir do Grupo 2.

Adquiridos nas seguintes confecções:
AMANINE:- Rua João Fraissat,127 tel:38651512,
MARUNA –Rua Catão,863- tel:36724392

Descrição do uniforme dos alunos:
Feminino
Short saia, bermuda ou agasalho azul marinho com faixa lateral cor de laranja com logo marca do Colégio; - Opções de tecido: tactel.helanca e moleton
Camiseta em malha branca com logo marca do Colégio – opções: regata, manga longa, manga curta;

Masculino
Bermuda ou agasalho azul marinho com faixa lateral cor de laranja com o logo marca do Colégio: Opçõede Tecido: Tactel, Helanca e Moleton.
Camiseta em malha branca com logo marca do Colégio – opções: regata, manga longa, manga curta;

Educação Física
Para os dias de educação física é obrigatório o uso de tênis, para a realização de atividades esportivas.

Ballet
.Collant em helanca azul marinho com faixas laterais cor de laranja, meia calça branca, sapatilha azul marinho, faixa para cabelo cor de laranja
(Todas as peças devem ser devidamente identificadas)
Adquirido na loja CYMA BALLET situada à Rua Albion nº 364 / Tel: 38321082.

Judô
Kimono completo e chinelo;
(Todas as peças devem ser devidamente identificas)
Adquirido na loja CYMA BALLET situada à Rua Albion nº 364 / Tel: 38321082.

Capoeira
Adquirido sob encomenda diretamente na secretaria do Colégio ou solicitado através da agenda escolar
Camiseta em malha padronizada com logo marca da capoeira e Colégio Saberes, calça de helanca, com logo marca do grupo de capoeira e cordão para calça de capoeira.
(Todas as peças devem ser devidamente identificadas)

OBSERVAÇÃO: Nos dias de judô, ballet e capoeira os alunos somente poderão participar devidamente uniformizados.



Saúde


O aluno que está fazendo algum tratamento e necessita ser medicado durante o horário escolar deverá trazer o medicamento e o responsável por este aluno deverá registrar a data, o horário e a dose a ser ministrada na agenda escolar. Não será medicado caso não haja registro na agenda. Se houver alguma ocorrência relacionada a saúde do aluno no Colégio os seus responsáveis serão comunicados para que seja tomada a devida providência.
Solicitamos que a Secretaria seja informada pelos pais ou responsáveis em caso de falta do aluno por doença.
Se o aluno sofrer alguma enfermidade, solicitamos que os pais não o tragam, para proteção e bem-estar sua e dos colegas de classe. 


Informações Complementares


-Os alunos não poderão participar das atividades escolares sem os materiais necessários e solicitados em lista. Os livros didáticos fazem parte do trabalho desenvolvido pedagogicamente com o aluno, assim devem constar no seu material desde o primeiro dia de aula.

-Todo e qualquer material perdido pelo aluno no Colégio é encaminhado à secretaria, que o devolverá imediatamente, se devidamente identificado com nome e série do aluno. Não podemos nos responsabilizar por uniformes e pertences que não estejam devidamente identificados

-Qualquer alteração que ocorrer nos dados pessoais do aluno, tais como telefone, endereço residencial e outros devem ser comunicados à Secretaria do Colégio.

-Não será permitido aos alunos comercializarem qualquer tipo de artigo ou mesmo serviços dentro do Colégio, salvo feiras ou atividades organizadas pelo mesmo.


-Os alunos somente poderão trazer jogos ou brinquedos quando solicitado pela professora, e no dia designado a o DIA DO BRINQUEDO.


Matrículas


A matrícula será efetuada mediante requerimento do pai ou responsável.

Documentação para matrícula:

  • Certidão de nascimento ou RG (Registro Geral);
  • Carteira de vacinação (exceto Ensino Fundamental I);
  • 2 fotos 3x4;
  • Histórico escolar (exceto Educação Infantil);
  • Declaração de transferência do Colégio anterior (exceto Educação Infantil).

São Condições para a matrícula;

  • Educação Infantil: idade de 2 até 5 anos;
  • Ensino Fundamental I: a partir de 6 anos


Lista de Material Escolar 2016
Clique no Grupo para baixar a lista de materiais