Proposta Pedagógica

A metodologia de ensino do COLÉGIO SABERES está baseada na proposta sócio construtivista, ou seja, o objetivo é levar o aluno a explorar e descobrir todas as suas possibilidades, traçar seus objetivos, fazer relações de tempo e espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As atividades são programadas para inserir o conteúdo de forma que o mesmo faça sentido no mundo real. Na proposta sócio construtivista, o apoio a essa construção é mediada pelo professor. O professor é o mediador da interação entre o aluno e o conhecimento socialmente construído. Cabe ao professor a função de criar condições mais favoráveis à aprendizagem do aluno. Sendo assim, visamos à interação constante dos conteúdos escolares com a realidade social em que o aluno está inserido. A escola torna-se, então, não apenas um lugar de transmissão de informações, mas um espaço para a construção do conhecimento.

Nossos Diferenciais
Proposta sócio construtivista; Equipe pedagógica composta por profissionais com formação específica na área, capacitados para desenvolver um trabalho com embasamento teórico e prático. Educação de qualidade, que estimula o senso crítico, a criatividade, solidariedade, liberdade, cooperação, respeito mútuo e o desenvolvimento das competências. Desenvolver as capacidades cognitivas atendendo e respeitando as necessidades do educando de acordo com sua evolução. Estimular a formação integral do ser humano e que esteja estruturada em quatro alicerces básicos: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a viver. Fortalecer a integração escola-família em busca de um objetivo comum: o educando. Proporcionar a formação de cidadãos autônomos, conscientes, críticos e capazes de agir de forma justa consigo e com o outro, buscando solucionar problemas com criatividade, mobilizando para isto recursos que estejam em consonância com os princípios éticos e morais adequados a uma sociedade justa e fraterna.
Educação Infantil
No Ensino Infantil, atendemos crianças a partir de 1 ano. Para cada grupo do Ensino Infantil trabalhamos com um programa que contempla todos os aspectos do desenvolvimento dos alunos (raciocínio lógico, socialização, motricidade, linguagem, afetividade, desenvolvimento cognitivo, etc). Oferecendo um processo de estimulação com atividades lúdicas, trabalhando o relacionamento social e o desenvolvimento verbal e sensorial criando condições para que a criança descubra o mundo em que vive. As atividades do dia são organizadas segundo uma rotina definida pelos professores, que inclui atividades de recreação, atividades educativas, hora do conto, momentos em que as crianças socializam suas experiências. Trabalhamos com atividades que permitem explorar a criatividade espontânea e a curiosidade natural da criança, oferecendo oportunidades de construção de novos conhecimentos, favorecendo um desenvolvimento pleno e prazeroso. O COLÉGIO SABERES procura aproveitar todas as experiências vivenciadas pela criança no processo de alfabetização, bem como estimular uma aprendizagem significativa na construção da leitura e da escrita.
Ensino Fundamental 1
A aprendizagem é promovida com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de pensar e agir de forma crítica e consciente. As séries iniciais têm a responsabilidade de promover a socialização e o desenvolvimento cognitivo, principalmente no que se refere aos números e as letras, as séries finais têm a tarefa de prosseguir com esse trabalho, aprofundando o desenvolvimento das habilidades e competências que se esperam do aluno nessa etapa de sua aprendizagem. O Ensino Fundamental do COLÉGIO SABERES dá continuidade à construção e formalização do papel de estudante, momento este em que as exigências quanto à dedicação, esforço, autonomia e compromisso são apresentadas e sistematizadas através de uma rotina mais intensa de trabalho. A proposta pedagógica do Colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.
Programa de Incentivo à Leitura

No COLÉGIO SABERES, incentivamos a leitura de livros, pois várias atividades são realizadas nas rodas de leitura, há a hora do conto e os alunos levam um livro para casa toda a semana. Além disto, anualmente acontece a "Exposição Literária", onde confeccionamos livros individuais e coletivos de cada turma, com contribuições de cada aluno, em torno de um tema (em geral, um projeto interdisciplinar).